a reinvenção em conjunto

Você já terminou a leitura e deseja somar-se a esta caminhada? Sim? Que bom!

Então por favor registre-se para que em breve possamos realizarmos uma conversa virtual.

Até breve!

Eduardo

 

Leia abaixo a introdução da parte IV:

 

 

O que acontecerá se um processo conjunto de ação e reflexão sobre as maneiras pelas quais criamos e ocupamos vazios no poder e reinventamos nosso “ser-fazer” político for realizado com base nesta leitura?

A quarta parte deste livro pretende ser escrita contemplando essa questão a partir de uma série de rodas de conversa com todas as pessoas interessadas em dialogar sobre as ideias aqui expostas, com base em sua própria experiência. Algumas das perguntas para orientar esta reflexão poderão ser:

Com quais muros (objetivos e subjetivos, concretos e simbólicos) estamos deparando e como lidamos com eles? Quais as novas for- mas que criamos para agir na política? E como elas se relacionam com as velhas formas? Quais as brechas que as bordas criam atualmente no sistema político? Como é que, a partir dessas brechas, podemos dar mais profundidade e escala às transformações que já estão em curso? Que polaridades se revelam em nossos mais diversos contextos de ação política? Como podemos torná-las dínamos para uma ação verdadeiramente transformadora?

E que escolhas fundamentais cada um de nós fez para transformar a si e ao mundo – e quais têm sido os efeitos práticos dessas escolhas? Qual o papel do autoconhecimento em nosso fazer político? Como estamos cuidando da nossa esperança? Como agimos ao reconhecer incongruências entre o discurso e a prática – seja a nossa prática, sejam as daqueles com quem nos relacionamos? Que caminhos escolhemos para tecer confiança com os diferentes? E como fazemos para que a mudança individual possa realmente reverberar no coletivo – e vice-versa?

Para que essas e outras perguntas possam ser contempladas e ob- servadas conjuntamente, pretendo realizar uma série de rodas de conversa e oficinas de aprofundamento, em que as mais diversas vozes possíveis serão escutadas e contempladas nesta reflexão.

A quarta parte desta obra será um retrato desse conjunto de diálogos, que será publicado em 2020, visando oferecer uma referência para o fortalecimento dos movimentos de renovação política no país. O ponto de encontro para todos aqueles que se interessarem em participar dessa construção é o site http://www.ovazionopoder.com.